sexta-feira, 4 de maio de 2012

História

    O Brasil ingressou no ramo da termelétrica em 1883, onde foi construída a primeira usina termelétrica na cidade de Campos(RJ). O Carvão já era utilizado desde o segundo milênio a.C., na Grã-Bretanha, porém o carvão só começou a ser minerado sistematicamente no século XIII na Europa. A mineração no Brasil só veio começar no ano de 1855 quando abriram a primeira mina, em Arroio dos Ratos. Após este período, o carvão passou por surtos de exploração, durante a I Guerra Mundial, quando foram criadas muitas industrias de carvão, também durante o governo de Getúlio Vargas quando o governo ordenou que as industrias nacionais usasse 20% do carvão extraído aqui para produzir a matéria-prima da produção do ferro-gusa, e também, quando foi criada a Companhia Siderúrgica Nacional que hoje é a maior da America Latina, em 1946. 

    A Segunda Revolução Industrial, teve grande importância no uso de carvão, pois começou a utiliza-lo como combustível, onde só se diminuiu a importância nos tempos atuais com o petróleo, assim o popularizando no mundo.



    Porto Alegre tem um ponto turístico que antigamente era uma usina de carvão, que foi inaugurada em 1928,para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA, que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1952Essa usina fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. Hoje acabou se tornando um centro cultural.

fontes: Info Escola, Wikipedia.

Um comentário:

  1. muito bom este seu post, esclarecedor e me ajudou muito no meu trabalho!!!

    ResponderExcluir