terça-feira, 15 de maio de 2012

Termelétrica versus Energias Visitadas na Saída de Estudos


Termelétrica:
Suas principais vantagens são: poderem ser construídas perto dos centros de consumo, economizando assim em linhas de transmissão e evitando desperdícios durante o percurso e o pleno domínio que se tem de suas tecnologias, em grande parte devido ao longo tempo pelo qual elas vêm sendo usadas.
Entretanto possuem muitas desvantagens, como o alto preço do combustível e, principalmente, os fatores ambientais: poluição do ar (com a liberação de gases como dióxido de carbono e enxofre), tendo influência da formação das chuvas ácidas, aquecimento das águas, além de ser uma fonte de energia não renovável.

Eólica:
Podemos resaltar as seguintes vantagens:
Ser uma fonte renovável; não emitir gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental; os parques eólicos são compatíveis com outros usos do solo, como agricultura ou pecuária, já que os aerogeradores têm dezenas de metros de altura; tendência de redução de custos conforme vá sendo utilizada em larga escala.
Algumas de suas desvantagens são: a necessidade de estudos muito aprofundados sobre o regime dos ventos para que ela seja implantada com eficiência; a possibilidade de interferência na rota migratória de pássaros; poluição sonora e visual; e, por último, o alto custo dos equipamentos.

Biomassa:
Biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Pode-se obter eletricidade da biomassa a partir de dois processos, basicamente: pela combustão, num processo parecido com o de uma termelétrica tradicional; e com o uso de um biodigestor, onde bactérias decompõe a biomassa gerando metano, que por sua vez é usado como combustível nas caldeiras.
Suas principais vantagens são: ser uma fonte renovável e de baixo custo; emitir menos gases poluentes do que na combustão de combustíveis fósseis (e mesmo essa emissão é compensada pelo fato das plantas absorverem CO2 durante sua vida); aproveitamento de resíduos agrícolas; produção de adubo como resultado da biodigestão.
Entretanto, seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar desmatamento, perda de nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.

Tanto a energia eólica quanto a biomassa são consideradas fontes alternativas de energia, pois representam opções mais sustentáveis às fontes tradicionais (carvão, petróleo, etc.), e por isso seu uso vem aumentando ano a ano ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário